Postagens referentes a agosto, 2016

13
agosto

Democracia, corrupção e justiça

No último dia 10, o Instituto de Diálogos Constitucionais – IDCon realizou, no UniCEUB, um grande debate acerca do tema da corrupção, sob o título de “Democracia, corrupção e justiça: diálogos para um país melhor”. Estiveram presentes, além de mim, como coordenador dos trabalhos, a professora Susan Ackerman, da Faculdade de Direito da Universidade de Yale, o professor Oscar Vilhena Vieira, da FGV-SP, o Procurador da República Deltan Dallagnol e o Juiz Federal Sergio Moro. Por cerca de três horas, para um grande público e com transmissão via internet para todo o país, debatemos ideias e soluções para o Brasil. Abaixo, o texto que serviu de base para minha breve apresentação, bem como o link para o vídeo de todo o evento.

Democracia, corrupção e justiça – Barroso

Democracia, corrupção e justiça – vídeo

13
agosto

Instituto de Diálogos Constitucionais – IDCon

Como estou vivendo em Brasília, aceitei o convite do UniCEUB para dar aula na pós-graduação da instituição. Para formar um grupo de excelência, voltado a pensar ideias para o Brasil e fomentar o debate público de qualidade, criei o Instituto de Diálogos Constitucionais – IDCon, tendo como co-fundadores minha chefe de gabinete, Renata Saraiva, e minhas ex-alunas, assessoras no meu gabinete e prestigiadas professoras Aline Osório e Patricia Perrone Campos Mello. Como primeiro evento, convidamos os Ministros do STF Luiz Edson Fachin e Teori Zavascky para debater aspectos do funcionamento do STF. O segundo evento foi em torno da professora de Yale, Susan Ackerman, especialista mundial acerca do fenômeno da corrupção.

07
agosto

Um outro país

Publiquei na Revista Veja da semana passada um artigo intitulado “Um novo país”, discutindo alguns temas do Brasil atual. Procurei registrar as conquistas de 30 anos de democracia e de poder ciivl, alguns aspectos da crise atual e propostas para o futuro. Na correria da semana, não fiz um post sobre ele para o blog. Mas agora, ao ler a Veja desta semana, fiquei sabendo ter sido o tema mais comentado pelos leitores. Pareceu-me, então, ser o caso de postá-lo abaixo.

Artigo Veja – Um outro país – 24jul2016